FACEBOOK @1NDICANET
Continuar lendo
Créditos da imagem de General Wesc
Quando a internet ainda estava se popularizando e os buscadores eram apenas criancinhas, formas alternativas de conseguir visitantes eram muito procurados pelos webmasters, principalmente as gratuitas.
Parcerias eram feitas constantemente e sistemas de troca de visitas que trabalhavam com troca de banners, troca de links, popus, popunder entre outros, pipocavam por todos os lados.
Numa época em que as métricas utilizadas para conferir os resultados não eram tão eficazes, os resultados obtidos com estes sistemas eram até satisfatórios. Podiam ser conseguidos 10 ou 20 visitantes por dia facilmente, fazendo com que muitos webmasters focassem seus esforços tentando conseguir visitantes desta forma (eu fui um deles).
Porém hoje a história é diferente, e estes sistemas sistemas de divulgação gratuita não parecem mais tão atrativos como costumavam ser…
Isso aconteceu por causa da popularização dos buscadores, redes sociais e sites de bookmarking que passaram a ser cada vez mais utilizados pelas pessoas como forma de encontrar conteúdo na internet, abrindo novos caminhos de divulgação.
Muitos webmasters descobriram as recompensas que divulgar seus trabalhos em redes sociais e sites de bookmarking e otimizar as páginas para obter melhores posições nos buscadores podem trazer.
Isso abriu os olhos dos webmasters, que passaram a perceber que as 10 visitas que os sistemas de trocas de visitas podiam trazer não eram nada quando comparados com o potencial que a nova geração de sites de geração de visitas podiam oferecer.
Criando uma concorrência feroz, onde os webmasters que realmente tem capacidade para criar conteúdo que atraia o interesse dos visitantes, que entendam como as redes sociais funcionam e que entendam pelo menos o básico de SEO tem a capacidade de conseguir um fluxo maior de visitantes.
Conclusões
Os sistemas de troca de visitas e parcerias ainda podem trazer algum resultado, porém eu recomendo que esta não seja sua única preocupação. Foque seus esforços em criar conteúdo de qualidade, otimização das páginas e se possível, em criar uma comunidade em volta do site.