FACEBOOK @1NDICANET
Continuar lendo
Extraído do Revolução ETC
12 livros que li e gostei!:
O tempo anda curto e momentos reservados pra escrever review dos livros que li nos últimos tempos nunca sobrou. Sempre foi um ou outro mesmo. Pra não comprometer a tradição resolvi fazer um post pacotão, rápido e rasteiro, de alguns livros que eu li e gostei muito por alguma razão. A lista não está em nenhuma ordem relevante (apenas alfabética), até mesmo porque alguns livros são de assuntos completamente distintos. A idéia foi listar os últimos 12 que me acrescentaram idéias interessantes ou me tornou mais expert em algum assunto.
1 – 100 Things Every Design Need to Know About People – Susan Weinschenk – (inglês)
(New Riders – 2011) Este é o primeiro de 3 livros desta lista relacionados com emotional design, psicologia do design e design de interação. O foco do livro é em como o design pode influenciar a percepção do usuário pra melhor (ou pior), baseado em pesquisas de como o cérebro se comporta em determinadas situações. A autora Susan Weinschenk lista 100 lições divididas em como o cérebro funciona nos contextos de ver, ler, pensar, cometer erros, tomar decisões, etc. Muito bom, muito prático como primeiro leitura do tema.2 – Guia de Tipografia – Timothy Samara (português)
(Editora Bookman – 2011) Este é o primeiro de 2 livros de tipografia da lista. O “Guia de Tipografia” de Timothy Samara é impecável em papel, imagens e impressão. Ele é cheio de exemplos e portifólios de várias agências do mundo inteiro e da solução tipográfica que deram em vários tipos de trabalhos e peças. Fala de aplicação da tipografia no design de produto, livros, sites, logos, embalagens, etc. O autor é professor da School of Visual Arts de Nova York e o cara tem uma bagagem de vários livros bem legais relacionados com design.3 – HTML5 for Web Designers – Jeremy Keith – (inglês)
(A Book Apart – 2010) Este é o primeiro de quatro livros relacionado com desenvolvimento web. Gostei deste simplesmente porque foi a primeira coisa que li sobre HTML5. O livro tem apenas 85 páginas e relembra a história da formação do HTML5, do grupo dissidente da W3C liderado por Ian Hickson e de como a linguagem amadureceu até começar a ser amplamente utilizada mesmo ainda não sendo um “padrão recomendado” da W3C. O livro é curtinho e direcionado a profissionais que já são especialistas em XHTML/HTML + CSS. Ele vai direto ao ponto ao te iniciar nas primeiras coisas que você precisa saber sobre semântica, formulário, vídeo, etc e suas respectivas diferenças do XHTML.4 – Neuro Web Design: What Makes Them Click – Susan M. Weinschenk (inglês)
(New Riders – 2009) Segundo livro da lista relacionado com psicologia do design. Muito prático e focado em como tornar interfaces web mais persuasivas e levar ao engajamento. São 11 capítulos de como nossa percepção reage ao perigo, ao erro, a escasses, etc. Muito bom, muito prático, com resumo das “lições” e princípios ao final de cada capítulo. Excelente pra folhear depois e lembrar do que leu. A autora deste livro é a mesma do primeiro desta lista. Ela é Phd em psicologia e tem 30 anos de carreira aplicando princípios da psicologia em design de interfaces de dispositivos tecnológicos de modo geral.5 – O Guia completo da Cor – Adam Banks (português)
(Editora Senac – 2007) O único livro sobre cores da lista. É muito abrangente, não se aprofunda em nada mas resume o principal da teoria de forma direta com exemplos e aplicações de cores em diversas áreas do cinema ao impresso. Apesar de ter gostado muito eu preferiria que ele fosse o dobro do tamanho e tivesse uma teoria mais recheada.6 – Princípios Universais do Design – vários (português)
(Editora Bookman – 2011) Apesar de já ter escrito sobre ele aqui não poderia deixar de citá-lo entre os 12 melhores livros que li. Se você trabalha com “design” de qualquer coisa, precisa ler esse livro. Ele possui um sumário por categoria que responde perguntas à partir de um conjunto de questões relacionadas com design, por exemplo “Como posso aumentar o apelo do design?” ou “Como posso melhorar a usabilidade do design?”. Contém 125 princípios descritos cada um nas páginas pares, e nas ímpares estão as ilustrações, aplicações e exemplos dos conceitos. É um guia de ler e ter por perto.7 – Rework – Jason Fried (inglês)
(Crown Business – 2010) O único livro sobre negócios e empreendedorismo da lista. Trata-se dos conselhos dos fundadores da 37signals, responsáveis pelo Basecamp, Ta-da List dentre outros. O livro é muito criativo, realista, ousado e focado em mão na massa e menos em teoria de negócios das escolas de antigamente. Transpira o espírito criativo de empresas que nasceram de garagem e se fazem sem depender de padrinhos ou investidores externos, apenas com esforço e recursos dos próprios fundadores. Mesmo não sendo leitor assíduo do gênero achei que esse livro superou muito minhas expectativas.8 – Seductive Interaction Design – Stephen P. Anderson (inglês)
(New Riders – 2011) Terceiro e último livro sobre psicologia do design. Apesar de encontrar muitos elementos e tópicos que também se encontravam nos outros 2 livros sobre o assunto, este me chamou atenção pelos cases de produtos e sites. Este também é focado em design de interfaces web e possui muitos exemplos de sites atuais como Mail Chimp, Yahoo! Linkedin, DropBox, etc. Destaco o capítulo sobre gamification, que fala como gerar engajamento, criar motivação, etc através dos conceitos aplicados em jogos.9 – Smashing Book 1 – vários autores (inglês)
(Smashing Media – 2009) As coisas que a Smashing Magazine faz e produz partem do princípio que a qualidade de um projeto web envolve várias disciplinas e não somente HTML e CSS. O primeiro livro da série “Smashing Book” é excelente tanto quanto o segundo. Este primeiro fala de CSS, usabilidade, tipografia, cores, otimização client side, design de interfaces orientadas a conversão e vendas. É um livro pra quem que ser “ninja” em desenvolvimento e planejamento pra web de modo geral. Recomendado para designers, desenvolvedores e planners multi-tarefas.10 – Smashing Book 2 – 2011 (inglês)
(vários autores – Smashing Media) Segue a mesma receita de sucesso do anterior. Os assuntos deste agora são design gráfico, design patterns, mobile user experience, protótipos de interfaces, tipografia, game design, psicologia do design e e-commerce. A segunda edição é um pouco mais recheada e agora com capa dura. Destaque pro capítulo de psicologia do design que foca em exemplos de e-commerce e sites de serviços e em como construir páginas persuasivas focadas em conversão.11 – Thinking With Type – Ellen Lupton (inglês)
(Editora Princeton Archit.Press – 2004) Por que ler? É um dos que mais gostei em termos de aplicações da teoria. Breve e direto. Excelente em imagens, em organização e exemplos. Tem um capítulo guia de edição de hard copy muito útil pra profissionais de conteúdo como redatores, escritores e jornalistas. Não é um livro bonito e recheado de portifólios modernos como o livro do Samara publicado pela Bookman, mas eu simplesmente gosto muito da abordagem e dos exemplos dessa autora.12 – Web Form Design: Filling in the Blanks – Luke Wroblewski (inglês)
(Rosenfeld – 2008) São 374 páginas abordando exclusivamente formulários web. Você vai encontrar dicas de acessibilidade, usabilidade, desenvolvimento, bem como de design de interação e boas práticas de modo geral. Este livro é daqueles que esgota o tema e é capaz de te tornar um especialista no assunto. Claro, inteligente e esclarecedor e focado no jeito certo de fazer as coisas. Indicado pra desenvolvedores web, programadores de interface, arquitetos da informação e profissionais de design pra web de modo geral.E aí, conhece algum desses livros? Já leu? Me indica algum outro muito legal relacionado com estes?
Similar Posts: