FACEBOOK @1NDICANET
Continuar lendo
Extraído do Folha Vitória
Grupo Buaiz apresenta proposta de ocupação de área na Enseada do Suá
Reportagem: Edu Kopernick
Um projeto para ser implantado em consonância com os planos de mobilidade urbana do Estado. O Plano de Uso e Ocupação da área do Shopping Vitória foi apresentado nesta terça a noite na sala três do Cinemark. Na audiência pública convocada pela prefeitura de Vitória, empreendedores apresentaram para a população um plano que prevê a ocupação da área de 40 mil metros quadrados ao longo de 20 anos.
O início é previsto para 2013 e a ocupação gradativa é proposital, para causar menos impacto à população. O projeto total prevê a expansão do Shopping Vitória, construção de hotel, apart-hotel, prédios comerciais, residenciais e de uso misto.
Uma das principais preocupações foi resguardar a vista do Convento, por isso os prédios terão altura máxima de 32 metros. Além disso, está prevista a construção de uma área que aproveita melhor a região de orla, com o incremento do pier e criação de uma área de vivência com lojas, bares e restaurantes.
A Audiência Pública teve abertura do secretário de Desenvolvimento da Cidade, Kléber Frizzera. Em seguida o presidente do Grupo Buaiz, Américo Buaiz Filho e representantes dos escritórios de arquitetura André Sá e Diocélio Grasselli fizeram a explanação de cada ponto de todas as quatro fases das obras.
“ Vitória precisa pensar no futuro, sem percentuais importantes de repasses de dinheiro vindo do Fundap, dos Royalties e de outras perdas de receita. Um projeto como esse tem que ser pensado com muito atenção porque é investimento e desenvolvimento para a cidade”, diz o secretário Kléber Frizzera.
O secretário de Transportes e Obras Públicas, Fábio Damasceno também participou da audiência e garantiu apoio estadual para o desenvolvimento de obras que vão compor o projeto de mobilidade urbana do Estado.
“Temos um projeto amplo, audacioso para melhorar a mobilidade da Grande Vitória. A capital ficou muito tempo sem interveção do Governo do Estado e está na hora de investirmos em Vitória, que acaba sendo o município que mais sofre com o tráfego em toda a região metropolitana”, garantiu Damasceno.
O secretário ainda destacou a vontade de transformar o transporte público que atende à Região Metropolitana. “As pessoas têm que entender que transporte público não é do pobre. É do cidadão”.
Depois das explanações, o público pôde fazer perguntas, respondidas pelo empreendedor. Américo Buaiz Filho garantiu a realização de obras no entorno do shopping, que facilitarão o acesso e a mobilidade de quem passar pela região. “Nosso projeto está em sintonia com a proposta de mobilidade urbana apresentada no grande plano do Estado e garantimos que vamos nos adequar”, afirmou.
A audiência pública para a discussão do plano de ocupação da região do shopping, conhecida tecnicamente como ZEE-8 foi a primeira. O projeto foi apresentado de forma global e agora novas audiências serão marcadas pela prefeitura para a apresentação de cada fase. Em 20 anos serão gerados cerca de 18 mil empregos diretos e indiretos.
Fases do projeto
Primeira fase - de 2013 a 2018: Marina Mall. A expansão do shopping voltada para o mar, com seis restaurantes, churrascaria e academia de ginástica e mais três prédios residenciais e um corporativo
Segunda fase - de 2018 a 2023: Outra expansão do Shopping Vitória mais um hotel, um flat um prédio corporativo.
Quarta fase - de 2028 a 2033: Construção de mais um hotel, criação de uma rua de lazer e consolidação da área de shopping aberto com cafés bares e lojas e uma área de convivência.