FACEBOOK @1NDICANET
Continuar lendo
Extraído de A Gazeta
Nas redes sociais, a eleição pega fogo em Vitória e Vila Velha
Internautas não perdoam e satirizam campanhas e propostas de candidatos a prefeito
Se você tem acesso à internet, aproveite os últimos dias de exibição da propaganda eleitoral para assisti-la conectado ao Facebook ou ao Twitter. É bem provável que descubra que entre seus amigos há adoradores ou críticos ferrenhos de um dos candidatos que continuam na disputa.
Neste segundo turno, ficou ainda mais evidente o poder que as redes sociais têm de disseminar comentários – pejorativos ou bem humorados – a respeito de políticos. O fenômeno já havia sido identificado em 2008 na eleição presidencial dos Estados Unidos, e é conhecido como "segunda tela".
Neste segundo turno, ficou ainda mais evidente o poder que as redes sociais têm de disseminar comentários – pejorativos ou bem humorados – a respeito de políticos. O fenômeno já havia sido identificado em 2008 na eleição presidencial dos Estados Unidos, e é conhecido como "segunda tela".
Acompanhe aqui a cobertura completa das Eleições 2012
"Isso significa que os eleitores acompanham os programas e os debates na televisão estando, ao mesmo tempo, conectados em tempo real. Nesta ‘segunda tela’, as pessoas comentam o que estão vendo e compartilham o que chama a atenção", explica Hugo Cristo, professor e coordenador do Laboratório de Psicologia da Computação da Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes).
Na opinião do consultor de marketing Gilber Machado, o comportamento dos eleitores nessa reta final de campanha é explicável por um simples motivo: a campanha é o principal assunto das pessoas.
"Na última semana, todos só falavam da novela ‘Avenida Brasil’. Era o fato social do momento. É normal que uma eleição polarizada como essa se torne o assunto e que as pessoas passem a elogiar ou criticar candidatos com mais frequência", observa Machado.
As críticas e elogios, aliás, aparecem das mais diversas formas. Todos os candidatos que disputam em Cariacica, Vila Velha e Vitória disponibilizaram nas redes sociais serviços para que os seguidores e amigos personalizassem suas páginas com logomarcas e pedidos de voto.
Sátiras on-line
A criatividade dos internautas, contudo, foi além: nas últimas semanas, o candidato a vice-prefeito Waguinho Ito (PR) passou a ser satirizado no Facebook e no Twitter como "Jaspinho Ito" – uma referência ao super-herói japonês que fez sucesso no Brasil na década de 90.
Luciano Rezende (PPS) ganhou uma página de "homenagem" chamada "Ex-amigos de Luciano" e Luiz Paulo Vellozo Lucas (PSDB) continua sendo alvo principal do personagem "Elipê Arranhado".
Mas algumas dessas "brincadeiras" já foram parar na delegacia. O delegado Jeremias dos Santos, titular da Delegacia de Repressão a Crimes Eletrônicos, informou que ao longo dos três meses de campanha, alguns boletins de ocorrência foram registrados.
Os casos estão sendo apurados tanto pelo Ministério Público Estadual (MPES) quanto pela Justiça Eleitoral.
"Isso significa que os eleitores acompanham os programas e os debates na televisão estando, ao mesmo tempo, conectados em tempo real. Nesta ‘segunda tela’, as pessoas comentam o que estão vendo e compartilham o que chama a atenção", explica Hugo Cristo, professor e coordenador do Laboratório de Psicologia da Computação da Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes).
Na opinião do consultor de marketing Gilber Machado, o comportamento dos eleitores nessa reta final de campanha é explicável por um simples motivo: a campanha é o principal assunto das pessoas.
"Na última semana, todos só falavam da novela ‘Avenida Brasil’. Era o fato social do momento. É normal que uma eleição polarizada como essa se torne o assunto e que as pessoas passem a elogiar ou criticar candidatos com mais frequência", observa Machado.
As críticas e elogios, aliás, aparecem das mais diversas formas. Todos os candidatos que disputam em Cariacica, Vila Velha e Vitória disponibilizaram nas redes sociais serviços para que os seguidores e amigos personalizassem suas páginas com logomarcas e pedidos de voto.
Sátiras on-line
A criatividade dos internautas, contudo, foi além: nas últimas semanas, o candidato a vice-prefeito Waguinho Ito (PR) passou a ser satirizado no Facebook e no Twitter como "Jaspinho Ito" – uma referência ao super-herói japonês que fez sucesso no Brasil na década de 90.
Luciano Rezende (PPS) ganhou uma página de "homenagem" chamada "Ex-amigos de Luciano" e Luiz Paulo Vellozo Lucas (PSDB) continua sendo alvo principal do personagem "Elipê Arranhado".
Mas algumas dessas "brincadeiras" já foram parar na delegacia. O delegado Jeremias dos Santos, titular da Delegacia de Repressão a Crimes Eletrônicos, informou que ao longo dos três meses de campanha, alguns boletins de ocorrência foram registrados.
Os casos estão sendo apurados tanto pelo Ministério Público Estadual (MPES) quanto pela Justiça Eleitoral.
Fonte: A Gazeta