FACEBOOK @1NDICANET
Continuar lendo
Tornado gigante devasta região de Oklahoma:
Imagem de TV mostra um incêndio em casa perto de Moore, em Oklahoma (EUA). Um tornado gigante atravessou a região nesta segunda destruindo bairros inteiros e incendiando edifícios (Foto: KFOR-TV/AP)
>>Fotos: Tornados destroem bairros inteiros em Oklahoma
Até as 20h30 desta segunda-feira (no horário de Brasília), dez mortes haviam sido confirmadas pelas autoridades. Bombeiros continuavam buscando vítimas nos escombros. Muitas equipes trabalhavam na escola Plaza Towers, na cidade de Moore, parte da Região Metropolitana de Oklahoma City. Um hospital também foi danificado em Moore. Todos os pacientes do Moore Medical Center foram evacuados e transferidos para outros dois centros médicos: o Normal Regional Hospital e o Health Plex Hospital. E os moradores feridos estão sendo orientados a ir para esses dois hospitais.
Uma mulher carrega sua criança por uma área perto da escola Plaza Towers, destruída pelo tornado em Moore, Oklahoma (Foto: Sue Ogrocki/AP)
O Serviço Nacional de Meteorologia dos Estados Unidos (NWS, na sigla em inglês) emitiu o alerta para os moradores da região 16 minutos antes de o tornado tocar o solo. Segundo o órgão, ele ficou no solo por cerca de 40 minutos, atravessando uma área de Newcastle ao sul de Oklahoma City, passando por Moore.
Oklahoma já havia sido atingida por tornados no fim de semana. Essas tempestades anteriores provocaram duas mortes. Mas os meteorologistas alertaram que o pior estava por vir nesta segunda-feira.
As imagens do KFOR mostram quilômetros e quilômetros de zonas residenciais completamente arrasadas, além de pequenos focos de incêndio, especialmente nos conjuntos habitacionais de Newcastle e Moore, ambos ao sul de Oklahoma City.
Nos últimos dias, fortes tempestades sacodem a região central dos EUA, na qual nascem os tornados, e o alerta das autoridades se estende por uma vasta área que compreende desde o Texas (ao sul, onde uma série de tornados provocou ao menos seis mortes na semana passada) até a zona dos Grandes Lagos (norte).
>>Fotos: Série de tornados causa mortes e destruição no Texas
"Parece que uma equipe de demolição passou por aqui", disse Mile Booth, xerife do condado de Pottawatomie, um dos mais afetados, à imprensa local depois das tempestades da noite de domingo.
Muitos estão comparando a série de tornados com as tempestades e tornados que aconteceram em Oklahoma e no Kansas de 3 a 6 de maio de 1999. Naquela ocasião, 36 pessoas morreram. E os danos materiais ultrapassaram US$ 1 bilhão.
LY
Voluntária ajuda a recolher pertences de uma casa móvel que foi derrubada por um tornado nesta segunda perto de Shawnee, em Oklahoma (EUA). Uma série de tornados atravessam a região central de Oklahoma desde domingo (19) (Foto: Brett Deering/Getty Images)