FACEBOOK @1NDICANET
Continuar lendo
Papa Francisco visitará favela no Rio e rezará missa em Aparecida (SP):
Conclave que elegeu Jorge Mario Bergoglio, o papa Francisco, ocorreu em março deste ano. Viagem ao Brasil será sua primeira missão oficial como pontífice (Foto: Dylan Martinez/Reuters)
Em sua primeira missão internacional, em julho, para o Brasil, o papa Francisco visitará a comunidade de Varginha, no Conjunto de Favelas de Manguinhos no Rio de Janeiro, o Hospital São Francisco de Assis e participará de um encontro com a sociedade no Theatro Municipal. Em São Paulo, visitará o Santuário Nacional Nossa Senhora Aparecida, onde rezará diante da padroeira do Brasil.A viagem do pontífice ao Brasil está marcada para 22 de julho. Ele participará da Jornada Mundial da Juventude (JMJ), no Rio, e retorna dia 29 de Julho para Roma. A agenda oficial do Papa Francisco foi divulgada nesta terça-feira (7) no site do Vaticano. Durante a permanência no Rio, Francisco ficará hospedado em Sumaré, próximo ao Alto Boa Vista.
De acordo com a agenda oficial, papa Francisco chega ao Rio de Janeiro na tarde de segunda-feira, 22 de julho, e será recebido no Aeroporto do Galeão pela presidente Dilma Rousseff; além do arcebispo de São Sebastião do Rio de Janeiro, Dom Orani João Tempesta; do arcebispo de Aparecida e Presidente da CNBB, Cardeal Raymundo Damasceno Assis; do governador do Estado do Rio de Janeiro, Sérgio Cabral; e do prefeito da Cidade do Rio de Janeiro, Eduardo Paes. O pontífice deixará o aeroporto de papamóvel em direção ao Palácio Guanabara, onde ocorrerá a cerimônia de boas-vindas.
saiba mais
A terça-feira, dia 23, será estritamente privada até a manhã de quarta-feira, 24 de julho. Neste dia, às 8h15, o papa deixará o Rio de Janeiro e, de helicóptero, irá até Aparecida e celebrará a Santa Missa. Em seguida, retorna ao Rio, onde visitará o Hospital São Francisco de Assis, dedicado à recuperação de dependentes de álcool e drogas. Na quinta-feira, dia 25, papa Francisco celebrará no início da manhã a Santa Missa em privado na Residência do Sumaré. Às 9h, segue para o Palácio da Cidade, onde receberá das mãos do prefeito as chaves da cidade. Lá, abençoará as bandeiras oficiais dos Jogos Olímpicos e Paralímpicos. Em seguida, visita a Comunidade da Varginha – Manguinhos, favela pacificada onde será recebido por padres e freiras. O papa vai abençoar o altar da paróquia do bairro e visitar a casa de uma família da comunidade.
Na parte da tarde, o pontífice segue para a Praia de Copacabana onde terá lugar a Festa da Acolhida aos jovens participantes da JMJ, dando início à programação do evento.
Na sexta-feira, dia 26, Francisco vai para a Quinta da Boa Vista, onde ouvirá a confissão de cinco jovens, representando os continentes. Após as confissões, Francisco segue para o Palácio São Joaquim, residência do arcebispo do Rio de Janeiro. No local, vai conversar com cinco jovens detentos e, ao meio dia, fará a oração do Angelus, no balcão do palácio.
Em seguida, Francisco se reúne com 20 membros do comitê organizador da jornada e dez patrocinadores e almoça com 12 jovens de várias nacionalidades. No fim do dia, por volta das 17h, o papa vai para a Praia de Copacabana onde acompanha a programação da Jornada Mundial.
No dia 27, Francisco celebra missa, às 9h, na Catedral da cidade. Às 11h30, no Teatro Municipal, o papa tem encontro com políticos e autoridades brasileiras. No começo da noite, Francisco participa da vigília de oração com os jovens da jornada, no Campus Fidei de Guaratiba. Os participantes da JMJ dormirão no local, esperando a missa do dia seguinte.
Despedida
De acordo com a agenda do Vaticano, no domingo, 28 de julho, antes das 8h, o Papa retorna a Guaratiba para realizar a Missa de Envio, marcada para as 10h. No caminho, o helicóptero deve sobrevoar a estátua do Cristo Redentor. A cerimônia deve contar também com a presença da presidente Dilma.
De tarde, por volta das 16h, Francisco tem um encontro com coordenação do Conselho Episcopal Latino-Americano. Depois, ele se reúne com milhares de voluntários da JMJ, no Riocentro, na Zona Oeste, e dá tchau aos brasileiros na cerimônia de despedida, agendada para as 18h30. O embarque para Roma está previsto às 19h.
Confira a agenda oficial do papa no Brasil.