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Medidas básicas que devem ser observadas na escolha da bicicleta:
Seat Tube = Tubo de selim do quadro da bicicleta. É o que define o tamanho da bicicleta.
Nas Mountain Bikes essa medida é apresentada em polegadas: 17", 18", 19" etc
Nas Speed, Híbridas e Estradeiras a medida é em centímetros: 50, 52, 54 cm etc
Veja na tabela abaixo o tamanho de bicicleta adequado para sua altura.
Top Tube Horizontal = Tubo superior do quadro da bicicleta. Define o comprimento da bicicleta.
Essa medida também é usada para definir o tamanho da bicicleta para o ciclista, e deve ser tomada em linha reta, paralela ao chão. Vai desde o centro do tubo frontal até o centro do canote de selim da bicicleta.
Alguns fabricantes de bicicletas apresentam seus modelos com ligeira diferença no comprimento do top tube horizontal. Para ciclistas com o tronco mais longo, recomenda-se os modelos com top tube horizontal mais longo e para ciclistas com o tronco mais curto, um top tube mais curto. Por isso é fundamental que se experimente modelos e marcas diferentes antes da compra pois bicicletas com mesmo tamanho nominal podem apresentar diferenças em suas geometrias. Na dúvida, consulte um profissional e faça um bike fit antes da compra pois para cada tipo físico e dependendo do uso que se pretende fazer da bicicleta existem medidas e ajustes diferentes.
Top Tube mais curto: ideal para plano, uso urbano e iniciantes; serve para manter o ciclista numa posição de condução mais em pé, o que facilita olhar o trânsito. O ciclista fica mais exposto ao vento, o que torna a bicicleta mais lenta. Ciclista em posição mais em pé tem maior dificuldade em realizar subidas. O pescoço é menos exigido. A lombar passa a ser o amortecedor do ciclista.
Top Tube mais longo: ideal para esportistas e profissionais: visa retirar o máximo do funcionamento muscular do corpo do ciclista. Facilita arrancadas, subidas e mudanças bruscas de direção, permitindo uma condução agressiva. Como o corpo do ciclista fica mais deitado, há menos arrasto aerodinâmico, facilitando a manutenção de altas velocidades.
Antes da compra recomendamos também a leitura do Capítulo 16 "A Bicicleta"
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| | Urbana Normalmente fabricadas com rodas aro 700, que são mais confortáveis que as de aro 26. A geometria é voltada para o conforto e estabilidade, normalmente mantendo uma posição do ciclista mais em pé, o que diminui a facilidade de manter alta velocidade e vencer subidas. Podem ter paralamas, bagageiro, farol, lanterna... | |
| | Urbana feminina Bicicleta urbana com desenho de quadro específico para as mulheres. Alguns modelos são também são montados com rodas 26 polegadas. Normalmente são equipadas com farol, lanterna, bagageiro e buzina | |
| | Urbana simples Uma tendência atual Bicicleta simples, sem marchas (single speed), quadro de aço e rodas 700 Leves e rápidas para uso na cidade Existem também as versões femininas. | |
| | Dobráveis Bicicleta para uso na cidade. Confortáveis e ágeis no uso urbano. São leves e práticas e quando dobradas são fáceis de carregar. Geralmente são vendidas com a bolsa de transporte. | |
| | Mountain Bike com suspensão dianteira Fabricadas para uso na terra, podem ser pedaladas em qualquer terreno e em qualquer condição. Normalmente são montadas com rodagem 26 polegadas, mas atualmente existem modelos com rodagem 29". Existem também as mountain bikes com rodagem 24" para os adolescentes. O mercado oferece desde os modelos mais simples, nível amador, até modelos muito sofisticados, para o nível profissional. | |
| | Mountain Bike com suspensão dianteira e traseira Existem vários modelos de Mountain Bikes full system. Fabricadas para o uso em terra, vão desde as desenvolvidas para maratonas (mais leves) às de utilização extrema (mais pesadas). Atualmente existem as versões 26" e as 29". Quanto ao mercado, segue o mesmo critério da descrição acima. | |
| | Speed, bicicleta de corrida, bicicleta de estrada Aro 700. Bicicletas específicas para uso em asfalto, de preferência em estrada. As rodas são leves, com pneus finos e com pressão muito alta. Tem pouca aderência ao solo, o que requer técnica e prática. Aceleram rápido, mantêm com certa facilidade velocidades altas. Não recomendável para ciclistas iniciantes, uso urbano ou piso escorregadio. Existem as versões especialmente desenvolvidas para as mulheres | |
| | BMX Tipo de bicicleta especialmente desenhada para a prática do esporte (BMX). É o melhor início que uma criança pode ter no ciclismo. É exatamente como o kart para o automobilismo. | |
| | Bicicleta infantil Aro 20", 10" (foto) ou menor. A questão da qualidade aqui passa por fazer uma criança feliz. Quando comprar pense na criança, não na sua carteira. Compre qualidade, evite besteiras, enfeites, cestinhas, muitas marchas, suspensão, etc... O que interessa é que a criança tenha facilidade na condução da bicicleta. Um ótimo teste é a criança ser capaz de acionar com facilidade os freios e se eles freiam de fato. Na foto, modelo especial sem pedivelas e pedais. Ideal para o início da criança com a bicicleta. |
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