FACEBOOK @1NDICANET
Continuar lendo
O app é gratuito e ao final da apuração, serão exibidos os eleitos com o quantitativo de votos obtidos e o percentual de votação por candidato. Foto: Reprodução. |
O Brasil tem um dos métodos de apuração de votos mais avançados do mundo. E nas eleições deste ano a tecnologia vai ser mais uma vez aliada da democracia. Através do aplicativo Apuração 2014, desenvolvido pelo Tribunal Superior Eleitoral
(TSE), com a ferramenta é possível acompanhar os votos que foram computados nas urnas e indicar aqueles candidatos que seguirão para o segundo turno.
A ferramenta pode ser baixada por usuários iOS e Android nas lojas virtuais e através de dispositivos móveis, o eleitor pode selecionar um determinado candidato para acompanhar o quantitativo de votos totalizados. Com a opção "Favoritos", é possível acompanhar um candidato específico com destaque. Outra opção é identificar o país todo, para acompanhar o percentual de apuração para presidente ou um estado para consultar os resultados dos governadores, senadores, deputados federal e estadual ou deputado distrital por Unidade da Federação. Os dados serão atualizados automaticamente.
O app é gratuito e ao final da apuração, serão exibidos os eleitos com o quantitativo de votos obtidos e o percentual de votação por candidato. Aquele que aparecer com zero voto pode não ter tido votação, estar indeferido com recurso ou, após a preparação das urnas, ter sido indeferido, ter renunciado ou falecido. Já os votos para candidatos indeferidos com recurso ou cassados com recurso não serão exibidos, conforme a Lei das Eleições (Lei nº 9.504/97, artigo 16-A). O aplicativo não apresenta resultados da votação em trânsito nem da votação no exterior para o cargo de presidente da República. Para baixar o aplicativo Apuração 2014, acesse as lojas Google Play e iOS App Store.
Outra plataforma, também disponibilizada pelo (TSE) é o DivulgaWeb, que apresenta o mesmo conteúdo sem a necessidade de fazer download, já que funciona para desktop. No programa também são apresentados os votos para um candidato específico ou de modo geral. Além disso, é possível gravar os dados fornecidos pelo DivulgaWeb em formatos PDF e CSV. Nesta versão, diferente do app para dispositivos móveis, é possível consultar os resultados de todo país, inclusive a votação no exterior e a votação em trânsito para o cargo de presidente.