FACEBOOK @1NDICANET
Continuar lendo
“Pode ir tirando o seu cavalinho da chuva”
Já ouvi isso tantas vezes dos meus pais quando era pequena (e até hoje) que até perdi as contas. “Sair gripada desse jeito? Pode tirar o cavalinho da chuva!”. Se você pensar na frase, falar “tire o seu cavalinho da chuva” realmente não faz o menor sentido.
Esta expressão surgiu de costumes antigos, quando o principal meio de transporteeram justamente os cavalos. Em uma visita, quando o dono do cavalo escolhesse amarrá-lo em um lugar coberto, significava que a visita seria mais demorada, um ato considerado muitas vezes não muito educado. Mas quando o anfitrião escolhia dizer“pode tirar o cavalo da chuva” para quem acabasse de chegar ou uma visita que estava de partida, era uma gentileza, uma cortesia, um sinal de que a pessoa era bem vinda, e que seria agradável se permanecesse por mais tempo.
Hoje, a expressão é usada com um significado diferente. ‘Tirar o seu cavalinho da chuva significa “desistir, não ter mais chances, perder as esperanças”. Segundo etimologistas, a expressão com esse significado pode ter nascido no sul do Brasil. Osgaúchos antigamente tinham costume de recolher o cavalo no galpão quando chegavam em uma venda para fazer compras, se vissem sinais de chuva. Ou seja, enquanto tivesse chuva, não haveria a menor possibilidade dele fazer as compras e por isso a expressão teria ganho sentido oposto no nosso cotidiano.
Interessante, não? Você também costuma mandar as pessoas “tirarem o cavalinho da chuva?”. Pois hoje o Groupon propõe exatamente o contrário: coloque o seu cavalo na chuva e dê um belo passeio com ele em uma fazenda incrível. Gostou?