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Número dos ovos de Páscoa não significa padronagem em relação ao peso
SÃO PAULO – Números impressos nas embalagens dos ovos de Páscoa não significam padronagem em relação ao peso, informa o Idec (Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor). Ovos identificados com o mesmo número podem ter diferentes gramas, inclusive dentro de uma mesma empresa.
Como exemplo, o Idec citou os ovos número 15 Classic, que pesam 240 gramas, e o Especialidades, da mesma numeração, que pesam 215 gramas, sendo que ambos são da Nestlé. O Ovo Batom, da Garoto, também número 15, pesa 210 gramas.
Induzindo o consumidor ao erro
Para o Idec, a diferença de peso de ovos com o mesmo número pode confundir o consumidor. "Essa enorme variação pode induzir o consumidor a erro, pois a numeração parece indicar que os ovos são iguais, quando não são", destaca a gerente de relacionamento do Instituto, Karina Alfano.
Para o Idec, a diferença de peso de ovos com o mesmo número pode confundir o consumidor. "Essa enorme variação pode induzir o consumidor a erro, pois a numeração parece indicar que os ovos são iguais, quando não são", destaca a gerente de relacionamento do Instituto, Karina Alfano.
A pesquisa feita pelo Idec constatou a maior diferença nos chocolates de número 20, cujo menor preço, entre os pesquisados, foi de 300 gramas (Batom, da Garoto) e o maior, de 350 gramas (Especialidades, da Nestlé). Ou seja, uma diferença de 25%.
A ausência de padronagem não existe apenas entre marcas diferentes, como Nestlé, Garoto e Lacta, mas também entre marcas da mesma empresa. No caso da Nestlé, a pesquisa revelou uma variação de 11% entre os produtos observados.
As variações nos pesos dos produtos é explicada pela Abicab (Associação Brasileira da Indústria de Chocolates, Cacau, Amendoim, Balas e Derivados). A associação, que representa 92% das indústrias de chocolates do Brasil, explica que a numeração representa, sim, uma padronização entre as fabricantes.
Padronagem
No entanto, o que é padronizado é a forma na qual o ovo é feito. “A numeração dos ovos de Páscoa diz respeito à altura da forma do ovo”, explica o presidente da Abicab, Getúlio Ursulino Netto. Assim, um ovo de número 15 é moldado em uma forma de 15 cm; o mesmo acontece com todos os demais ovos.
No entanto, o que é padronizado é a forma na qual o ovo é feito. “A numeração dos ovos de Páscoa diz respeito à altura da forma do ovo”, explica o presidente da Abicab, Getúlio Ursulino Netto. Assim, um ovo de número 15 é moldado em uma forma de 15 cm; o mesmo acontece com todos os demais ovos.
O peso, por outro lado, reflete a quantidade de chocolate usada na fabricação. Logo, um ovo que tem uma casca mais grossa terá um volume maior de chocolate. Se dentro tiver bombons, também será mais pesado, mesmo que seja da mesma empresa, por exemplo.
Conhecimento dos consumidores
Uma pesquisa realizada pelo Idec, entre os meses de fevereiro e março deste ano, revelou que grande parte dos consumidores não sabe o que significam os números dos ovos. Dos 1.837 entrevistados, 20% acreditam que a numeração corresponde ao peso/quantidade de chocolate; 11% pensam que o número não significa nada e 18% afirmam que não sabem ou nunca pensaram no assunto.
Uma pesquisa realizada pelo Idec, entre os meses de fevereiro e março deste ano, revelou que grande parte dos consumidores não sabe o que significam os números dos ovos. Dos 1.837 entrevistados, 20% acreditam que a numeração corresponde ao peso/quantidade de chocolate; 11% pensam que o número não significa nada e 18% afirmam que não sabem ou nunca pensaram no assunto.
A maioria (51%) acredita que o número significa o tamanho do ovo, resposta, em parte correta. O Idec acredita que o número deveria se basear na quantidade de chocolate dos ovos. "Essa padronização facilitaria muito a informação ao consumidor. Além disso, tornaria muito mais prática a comparação de preços entre os produtos", destaca Karina.
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Terça-feira, 20 de março de 2012 17:08
Ovos de Páscoa sem padrão
Por Marina Rigueira, com Idec
O Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor (Idec) realizou uma pesquisa com ovos de Páscoa e constatou que produtos de mesma numeração impressa nas embalagens têm quantidades diferentes de chocolate. A variação de uma marca para outra pode chegar a 25%.
O levantamento do Idec foi feito com ovos ao leite das três principais marcas de chocolate do mercado - Garoto, Lacta e Nestlé - e verificou que a numeração não segue padrão: produtos com o mesmo número têm além de quantidades de chocolate diferentes, de acordo com a marca, e em alguns casos, até quando são do mesmo fabricante.
Para o Idec, a diferença de peso de ovos com o mesmo número pode confundir o consumidor. "Essa enorme variação pode induzir o consumidor a erro, pois a numeração parece indicar que os ovos são iguais, quando não são", diz Karina Alfano, gerente de relacionamento do Instituto.
O Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor (Idec) realizou uma pesquisa com ovos de Páscoa e constatou que produtos de mesma numeração impressa nas embalagens têm quantidades diferentes de chocolate. A variação de uma marca para outra pode chegar a 25%.
O levantamento do Idec foi feito com ovos ao leite das três principais marcas de chocolate do mercado - Garoto, Lacta e Nestlé - e verificou que a numeração não segue padrão: produtos com o mesmo número têm além de quantidades de chocolate diferentes, de acordo com a marca, e em alguns casos, até quando são do mesmo fabricante.
Para o Idec, a diferença de peso de ovos com o mesmo número pode confundir o consumidor. "Essa enorme variação pode induzir o consumidor a erro, pois a numeração parece indicar que os ovos são iguais, quando não são", diz Karina Alfano, gerente de relacionamento do Instituto.
A maior variação foi verificada nos chocolates de número 20, cujo menor peso entre os pesquisados é 300 g (Batom, da Garoto) e o maior, 375 g (Especialidades, da Nestlé), uma diferença de 25%. Os ovos de número 15 também apresentam pesos significativamente diversos, enquanto o Classic, da Nestlé, tem 240 g, o Ao Leite, da Lacta, tem apenas 196 g, o que significa 22,45% menos chocolate.
A situação se inverte quando se comparam os produtos de número 12: o Classic é o menor, com 100 g, e o Ao Leite o maior, com 120 g (20% mais chocolate). Já os ovos 21 apresentam diferença bem menor: apenas 4,27%. O da Nestlé pesa 500 g, o da Lacta é 20 g mais leve.
A ausência de padronização dentro da própria marca fica clara no caso da Nestlé, em que dois ovos de número 15 têm pesos diferentes: o Especialidades tem 215 g, e o Classic, 240 g, uma variação de 11%. Na mesma numeração, os ovos da Garoto também apresentam quantidades distintas de chocolate, embora a diferença seja mais tímida: enquanto o Batom tem 210 g, o Clássicos Garoto tem 215 g. Veja na tabela à página 23 as variações encontradas.