IMC
Digite o seu peso e a sua altura no formulário abaixo para calcular o seu IMC.
RESULTADOS LOTERIAS CAIXA
LOTOFÁCIL MEGA SENA QUINA DUPLA SENA
jovex

Sem candidato favorito, cardeais se reúnem na segunda-feira para preparar conclave

SIGA @1NDICANET NO INSTAGRAM

FACEBOOK @1NDICANET

Continuar lendo

Sem candidato favorito, cardeais se reúnem na segunda-feira para preparar conclave:

Dom Odilo Scherer, arcebispo de São Paulo (Foto: Agência Brasil)
Dom Odilo Scherer, arcebispo de São Paulo (Foto: Agência Brasil)

A primeira reunião dos cardeais do mundo todo para preparar o conclave que elegerá o próximo papa será realizada na segunda-feira (04/03), quatro dias depois de a Igreja entrar no período de Sé Vacante. A expectativa é que o conclave se inicie no dia 11 de março.
Apesar de muita especulação em torno da lista dos favoritos para ocupar o posto - que tem nomes como o cardeal brasileiro Dom Odilo Scherer - ainda não há um candidato que apareça na liderança.
Se no conclave de 2005, por exemplo, desde o primeiro momento despontavam como principais nomes os cardeais Joseph Ratzinger, futuro Bento XVI, e Carlo Maria Martini, desta vez a Igreja se mostra dividida. Como principais candidatos a papa foram apontados até agora os cardeais italianos Angelo Scola, arcebispo de Milão, de 71 anos, e próximo ao movimento Comunhão e Libertação, e Gianfranco Ravasi, de 70, "ministro da Cultura" do Vaticano.
Outros nomes apontados pelos vaticanistas são os de Marc Ouellet, canadense de 69 anos, presidente da Comissão Pontifícia para a América Latina, e o brasileiro dom Odilio Pedro Scherer, de 63 anos e arcebispo de São Paulo.
Especialistas em Vaticano dizem que há uma forte fragmentação no Colégio Cardinalício e que muitos dos grupos fortes, como os italianos, os americanos e os latino-americanos, ainda não têm um candidato para apoiar. Especula-se, por enquanto, que o grupo Europeu teria interesse em voltar  a eleger um papa do país, enquanto o brasileiro Scherer poderia ser a escolha do grupo fora da Europa.
Os escândalos de vazamento de documentos reservados de Bento XVI e do Vaticano, caso que ficou conhecido como 'Vatileaks', podem prejudicar as candidaturas italianas, afirmam os especialistas, já que a grande maioria dos documentos revelados se referem a casos internos italianos e enfrentamentos entre membros da cúria que têm esta nacionalidade .
O dossiê do 'Vatileaks' preparado pelos três cardeais octogenários - e que portanto não poderão entrar no conclave - só é conhecido por eles e Bento XVI. O papa emérito decidiu que essa documentação estaria "exclusivamente" à disposição do próximo pontífice, o que evita que fique arquivada, como acontece após a morte ou renúncia de um papa, quando todo o material do pontificado fica arquivado para seu estudo e não é publicado até se passem muitos anos.
O papa Bento XVI em sua última audiência geral na Praça São Pedro (Foto: EFE)O papa Bento XVI em sua última audiência geral na Praça São Pedro (Foto: EFE)
Até agora, 150 dos 207 cardeais já chegaram a Roma  e os demais são esperados ate quarta-feira. A legislação vaticana define que só podem entrar na Capela Sistina, local do Conclave, os cardeais com menos de 80 anos. Os outros, embora não possam votar, podem ser escolhidos pontífices e participar das reuniões prévias.
Dos 117 eleitores, dois anunciaram que não vão participar do conclave - o indonésio Julius Darmaatmadja, por doença, e o britânico Keith O'Brien, ex-arcebispo de Edimburgo, acusado de "comportamento inadequado" para com outros religiosos na década de anos 80. Em Roma, as reuniões informais já começaram.
A primeira reunião de cardeais começará na segunda-feira (04/03) às 9h30 locais (5h30 de Brasília), e a segunda às 17h (13h na capital federal). Todos os encontros dos cardeais vão acontecer na Ala Nova do Sínodo, no complexo da Sala Paulo VI.

Veja Mais




DONATION BITCOINS. THANKS
1M3yWP5jGxD25aNV5fH1pDSd3TH4Y7WPoU