IMC
Digite o seu peso e a sua altura no formulário abaixo para calcular o seu IMC.
RESULTADOS LOTERIAS CAIXA
LOTOFÁCIL MEGA SENA QUINA DUPLA SENA
jovex

Empresa brasileira produz água potável através do processo de dessalinização

SIGA @1NDICANET NO INSTAGRAM

FACEBOOK @1NDICANET

Continuar lendo

Empresa brasileira produz água potável através do processo de dessalinização

Água do mar para beber

A água potável do planeta é um recurso finito, prejudicado diretamente pelo uso e desperdício em excesso, por fenômenos naturais como as secas e mudanças climáticas influenciadas pela ação poluidora do homem na Terra.




Alguns países, como Cingapura (Ásia) e Namíbia (África), já se utilizam do tratamento da água proveniente até mesmo da rede de esgoto, e disponibilizam-na suficientemente pura para ser consumida pela população. Outros países árabes, como Israel, por exemplo, detêm usinas de dessalinização com capacidade para produzir milhões de litros de água potável por dia.

Empresa brasileira produz água potável

A dessalinização é um processo de retirada do excesso de sal e impurezas da água do mar (que representa 97% da hidrosfera). Essa tecnologia existe há cerca de 8 décadas, originária de regiões que não possuíam recursos aquíferos naturais e dependiam da água do mar para realizar as tarefas diárias, como tomar banho ou cozinhar, e necessitavam de água potável para beber.

Sustentabilidade

Uma empresa brasileira, a Aquamare, estabelecida na praia de Bertioga, no litoral norte de São Paulo, resolveu investir na tecnologia e transformar água salgada do mar em água pura para beber, oferecendo um produto diferenciado aliado a um alto grau de potabilidade e hidratação, e com consciência ambiental.

“Nossa empresa trabalha com conceitos de sustentabilidade. A grande preocupação está em não poluir. Porque todo o processo de poluição dos rios das cidades, por exemplo, está rareando e encarecendo a produção de água potável para a população. É uma questão cultural e de consciência em deixar um legado”, afirma Rolando Viviani Jr., diretor de Marketing da empresa.

A estrutura da empresa é enxuta, com capacidade para produzir 40 mil litros por dia. Em Bertioga, realiza-se todo o processo de dessalinização, enquanto o envase acontece em uma fábrica na capital paulista. As garrafas pets da água dessalinizada são recicladas, mais maleáveis, e têm 27% menos plástico do que as tradicionais.

Toda essa ação colabora com a preservação dos recursos naturais e poupa matéria-prima para o futuro. “Primeiro, não exploramos recursos hídricos. Segundo, temos uma previsão de que até 2018 nossa produção seja totalmente autônoma, a ponto de utilizar o vento e o sol para produzir energia e movimentar nossos equipamentos sem energia elétrica”, conta o diretor de marketing.

Qualidade de vida

O intuito do processo de dessalinização da empresa é proveniente de um conceito chamado talassoterapia, que significa trazer os benefícios da água do mar para as pessoas.

“É uma técnica muito antiga, da época dos gregos e romanos. Se você pegar a lama da região do mar morto, do rio Jordão, encontrará propriedades terapêuticas, porque vem muito concentrada com macro e micronutrientes minerais. Os oligoelementos, por exemplo, atuam diretamente nas células do organismo e, principalmente, na parte dermatológica”, diz Jr..

A aplicação do conceito de talassoterapia e a criação de um equipamento acoplado à máquina de dessalinização faz o controle dos minerais durante o processo. O resultado é uma água extremamente leve (que pode até mesmo receber carbonatação – adição de gás), se comparada a outras, e muito rica em nutrientes. São mais de 60, do total de 86 minerais encontrados na água do mar.

“Todo o cloreto de sódio, que é o sal de cozinha, é retirado e fica apenas o sódio como mineral natural, nada sintético. Por isso não há risco de aumento de pressão nem de pedras no rim. A água dessalinizada traz uma carga superior de propriedades. São mais de 60 minerais, quantidade muito interessante para nutrir e hidratar o organismo, se ingerido de um a dois copos na dieta diária de qualquer pessoa”, explica o diretor.

Mercado

Inicialmente, a água dessalinizada foi comercializada apenas fora do Brasil, em países da Europa e Estados Unidos. No segundo semestre desse ano, a empresa já deve abrir uma unidade de produção norte-americana. E os primeiros contatos com o mercado asiático já foram estabelecidos.

Chegando agora ao mercado nacional – por conta dos trâmites e adaptações na legislação brasileira sobre comercialização e envase, pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) –, a água dessalinizada deve complementar o consumo diário da água mineral.

A intenção não é competir com a água mineral. A Aquamare atenderá o grande varejo, o público infantil (com o personagem Bob Esponja) e também o segmento fitness. Pessoas preocupadas com o bem-estar e saúde já representam 30% da população na Europa e 20% dos norte-americanos. No Brasil, esse índice corresponde a 6% da população.

Veja Mais




DONATION BITCOINS. THANKS
1M3yWP5jGxD25aNV5fH1pDSd3TH4Y7WPoU